PROGRAMA DE PESQUISA

Desde o doutorado venho pesquisando sobre a geomorfologia dos rios de leito rochoso (bedrock rivers). O objetivo geral desse programa de pesquisa é o entendimento da funcionalidade geomorfológica desses rios, que se contrapõem aos bem conhecidos rios de leito predominantemente aluvial (alluvial rivers).

 A análise dos rios de leito rochoso, mais apropriadamente chamados de rios de leito misto (mixed bedrock-alluvial), tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas em nível internacional durante as últimas décadas, visando principalmente a formulação de modelos explicativos para a evolução das paisagens. Entretanto, na medida em que se buscam esses modelos, verifica-se a falta de entendimento sobre diversos aspectos de como os rios realizam seu trabalho. 

 Uma vez que se constata a carência de informações geomorfológicas sobre os rios de leito rochoso desenvolvidos em:

a) litologias com alto grau de fraturamento, o que implica em processos diferenciados;

b) áreas de tectônica estável, ou de tectônica ressurgente;

o programa de pesquisa prevê o estudo principalmente em áreas do domínio da Formação Serra Geral, ou seja, sobre as litologias vulcânicas de uma das maiores Províncias ígneas da Terra. O escopo das pesquisas abrange desde a análise de processos e formas intracanal até análises na escala da paisagem.

 As pesquisas podem ser agrupadas em duas categorias principais:

1. Processos (fundamentos hidráulicos, hidrológicos, sedimentológicos)

2. Tectônica (interações com a morfologia dos perfis longitudinais, morfologia das redes e dos canais individualmente)

 

Como subproduto desse amplo espectro de pesquisas voltadas para a geomorfologia dos rios de leito misto, o programa prevê a geração de conhecimentos geológicos, hidrológicos e hidráulicos sobre o Planalto Basáltico da Bacia do Paraná, o que servirá para subsidiar pesquisas com enfoques aplicados na análise e solução de problemas ambientais.

 

  

COORDENAÇÃO DE PROJETOS

Atuais

Padrão diagnóstico da incisão fluvial de longo prazo em rochas vulcânicas

O desenvolvimento de perfis longitudinais em termos de seus parâmetros diagnósticos (declividade e concavidade) ocorre de modo específico em cada litologia. Nas rochas vulcânicas da Bacia do Paraná esse padrão necessita ser reconhecido para que a interpretação das interferências neotectônicas possa ser efetuada com mais segurança. Além desse objetivo que está mais centrado no comportamento erosivo dos rios nas litologias vulcânicas, outro objetivo é criar fundamentação para modelos de evolução da paisagem, quer sejam conceituais ou numéricos, neste último caso utilizando a perspectiva dos modelos de incisão pela potência do escoamento (stream power models).  

 

Concluídos

 

Abrasão fluvial em basaltos

Feições abrasivas, como marmitas (potholes) são encontradas em leitos fluviais rochosos das mais variadas litologias, sendo importantes para a incisão dos canais em longo prazo. Nos basaltos essas feições ocorrem predominantemente em níveis vesiculares-amidaloidais. O projeto pretende investigar quais são as variáveis controladoras dessa ocorrência diferencial. Serão avaliadas a densidade de fraturamento, a resistência da rocha intacta e a vazão, baseando-se em um extenso levantamento de campo, em variadas condições de vazão.

Comparação do desempenho de modelos declive-área e declive-distância no estudo geológico de perfis longitudinais de rios

 O projeto visa avaliar o desempenho de modelos declive-distância, também conhecidos como declive-extensão, como substitutos de modelos declive-área na interpretação geológica de perfis longitudinais de rios. Serão analisados os modelos aplicados em rios de leito misto instalados sobre rochas vulcânicas na Bacia do Paraná. O contexto geológico (variação nas características litológicas e tectônicas) desses rios será analisado para verificar sua expressão nos modelos. A eficiência do modelo declive-distância será analisada devido sua facilidade de obtenção, o que pode ampliar e acelerar o conhecimento sobre a neotectônica na Bacia do Paraná e seus efeitos sobre o comportamento erosivo fluvial de longo prazo.

Condicionantes geológicos no desenvolvimento de perfis longitudinais côncavos de rios instalados sobre basaltos

O projeto teve por objetivo principal identificar a natureza do controle sobre a origem e variação do grau de concavidade em perfis longitudinais de rios desenvolvidos sobre basaltos, considerando que os perfis típicos sobre essa litologia são do tipo escalonado. As variáveis investigadas foram a litologia, o fraturamento e a tectônica.

 

Controle geológico e hidráulico no perfil longitudinal de rios desenvolvidos sobre rochas vulcânicas básicas

O objetivo da pesquisa era compreender como as variáveis geológicas e hidráulicas interagiam na determinação da morfologia do perfil longitudinal de um rio de leito misto sobre basaltos. Foi executado levantamento detalhado em campo ao longo dos 61 km de um rio desenvolvido sobre basaltos, observando a resistência da rocha intacta, o grau de fraturamento, e o grau de vesiculação. Foi realizado mapeamento estrutural da área da bacia desse rio em escala de detalhe (1: 10.000). Também foi aplicado para análise o modelo declive-área.

 

COLABORAÇÃO EM PROJETOS

Superfícies aplainadas

O programa de pesquisa sobre superfícies aplainadas é coordenado pelos Professores Julio Paisani e Marga Pontelli da UNIOESTE (Fco Beltrão, PR) e visa produzir informações a respeito da gênese e evolução de superfícies geomorfológicas e formações superficiais em diferentes ambientes, sobretudo, de articulação encosta e fluvial. As pesquisas se concentram sobre o Planalto Basáltico no Oeste do Paraná e Santa Catarina.

Os meus trabalhos sobre o desenvolvimento de perfis longitudinais de rios têm avançado no sentido de compreender como ocorre a transmissão do sinal do rebaixamento do nível de base sobre as redes de drenagem, especificamente em basaltos. O modo de transmissão desse sinal implica na gênese e evolução das superfícies aplainadas registradas no oeste paranaense por Paisani et al. (2009).